UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista : Luzia da Silveira Souza Polo: Santo Antonio de Jesus NTE 04
Título do projeto: Repensando a prática pedagógica na aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental l
Escola: EMEF – profª Maria Amélia da Silva Assunção
Município da Escola: Ituberá Rede: Municipal
Data: 04/12/2010
Relatório da Intervenção
A pesquisa ação consiste de um time de profissionais, e possivelmente teóricos, que planejam, agem, e avaliam os resultados das ações que foram executadas e monitoram as atividades. Fazem isso repetidamente por meio de uma espiral de passos até que um resultado satisfatório seja alcançado (Joe 1998; Linda & Karen 1999; Peter & Robinson Thiollent 1997). Conforme descrição dos autores acima mencionados, o processo de pesquisa ação começa o seu ciclo com a identificação de um problema no seu contexto particular. Freqüentemente, do facilitador externo é solicitada a capacidade de ‘quebrar o gelo’ através de dinâmicas de grupo de forma que os participantes possam interagir sem as amarras que tradicionalmente o ambiente e o convívio do cotidiano impõem. Escolhemos o questionário, como método e análise com o objetivo de colher informações em caráter exploratório. Esse formulário foi quem norteou nossa pesquisa ampliando nossa compreensão dos docentes e do contexto da comunidade escolar.
O protocolo de entrevista comportou dez perguntas e procurou recorrer ao ponto de vista da equipe escolar e pessoas da comunidade, dando importância a sua experiência vivida e ao trabalho desenvolvido com leitura e escrita no seu cotidiano de sala de aula.
Os dados foram organizados em forma de questões abertas semi-estruturadas com a intenção de nos inserir na fala da pessoa, usando as perguntas apenas com a função de recomeçar o diálogo, sem pretensão de fugir do objetivo proposto em cada questão. Foram realizadas, trinta e nove entrevistas com professores, funcionários da escola e membros da comunidade escolar.
A técnica utilizada nessa pesquisa, qual seja, a de coleta de dados por meio de questionário nos permitiu obter informações diretamente na fonte original Após a reunião a equipe escolar se reuniu e socializou o resultado da pesquisa, e refletimos como estamos trabalhando em sala de aula esse dois itens.
Cada professor ficou responsável por elaborar uma ação para melhorar o problema diagnosticado. No inicio encontramos algumas resistências por algumas, mas entendemos que no coletivo sempre acontece isso. Entretanto como gestora procurei caminhos pra que todas participassem do projeto, conseguimos que todas se envolvessem.
A primeira ação fizemos um festival de poemas sobre o nosso município, no inicio pensamos em só envolver o 5º ano, mas para nossa alegria todos os alunos começaram a escrever sobre o tema então resolvemos que essa ação fossem envolvidas todas as turmas da escola, para o aspecto didático foi muito bem elaborada e executada por todos, pois tivemos como resultado positivo o envolvimento total dos nossos estudantes com textos lindos e bem escrito sobre o tema abordado. E assim continuamos a realizações das demais ações, com resultados positivos e com esperança que se não acabar com o problema teremos melhorias em relação a leitura e escrita dos nossos estudantes.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção |
Orientar e acompanhar e avaliar a elaboração das ações para o projeto de intervenção. | Gestora Escolar | O envolvimento de alguns professores com o projeto. Conversa franca e chamada para o compromisso com a escola. |
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