Caracterização da escola
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Amélia da Silva Assunção, inaugurada em 19 de junho de 1999, localizada na Rua Edes Vieira do Amaral, S/N no bairro do Pina , Município de Ituberá BA.
A instituição já participou de vários eventos educacionais, tendo em seu acervo muitos troféus, participou de desfiles cívicos, sendo uma escola de boa localização é sempre solicitada para eventos das igrejas evangélicas.
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar | EMEF – Maria Amélia da Silva Asunção |
Endereço | Rua Edes Vieira do Amaral, S/N Bairro do Pina |
Telefones | (73) 81097547 e (73) 32561072 |
E-mail | |
Home-page | |
Cadastro no MEC/INPE | 29379911 |
Autorização de funcionamento | |
Classificação IDEB | 4,2 |
Modalidades de ensino | Fundamental l e EJA |
Quantitativo de alunos | 228 |
estrutura organizacional da escola
Nome | Cargo | Formação básica | Especialização (ões) | Carga horária | Turno de trabalho | Vínculo |
Luzia da Silveira Souza Zuleide Cerqueira Hélia Pereira de Souza Claudia Fabiane M. de Souza Dilma Ribeiro de Jesus Lucimélia de Souza Correia Lilian C. dos Santos da Luz Margarida M. Nascimento Rita de Cássia G. de Jesus Rosangela Santos de Jesus | Gestora Coordenadora Secretária Professora Professora Professora Professora Professora Professora Professora | Pedagogia Pedagogia Pedagogia Pedagogia Magistério Pedagogia Magistério Magistério Pedagogia Magistério | Gestão escolar em curso Educação infantil xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx Psico-pedagogia xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx | 40hs 40hs 40hs 40hs 40hs 20hs 20hs 20hs 40hs 20hs | Matutino, vespertino noturno Matutino vespertino Matutino vespertino Matutino noturno Matutino vespertino Vespertino Matutino Noturno Matutino vespertino Vespertino | Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo Efetivo |
estrutura física da escola
A EMEF- Maria Amélia da Silva Assunção, encontra-se atualmente com 04 salas de aulas, 06 banheiros, sendo dividida em duas partes iguais entre meninos e meninas, 01 banheiro para funcionários, 01 cozinha, 01 secretaria e 01 pátio coberto.
Quadro 3 – Recursos da unidade escolar
Tipo do recurso | Descrição | Quantidade |
Equipamentos | Televisão | 02 |
Copiadora | 01 | |
Microsistem | 01 | |
Impressora | 01 | |
Computadores | 02 | |
Data show | 01 | |
Material didático | Papel ofício | 5000 folhas |
Cartolinas | 50 folhas | |
Eva | 50 folhas | |
Cadernos brochura | 200 | |
Lápis | 500 | |
Borrachas | 500 | |
Mobiliário | Arquivo | 01 |
Armários | 02 | |
Mesas de professores | 04 | |
Mesas de secretarias | 02 | |
Mesa de computador | 01 | |
Cadeiras para alunos | 150 |
perfil dos estudantes
Nossos estudantes vivem em bairros de periferia, com moradias dentro do padrão de classe baixa, mostra – se que a estrutura familiar de alguns alunos não é boa, o que demonstra essa realidade é a ausência dos pais na escola. Nós conseguimos manter a disciplina através do diálogo. No nosso município prevalece a religião católica, entretanto já temos muitos adeptos a religião evangélica, como todo brasileiro eles gostam de joga futebol na hora do recreio. Sendo diagnosticado como a principal dificuldade dos nossos alunos é a questão da leitura e escrita, salientando que a ausência dos pais também é um grande problema que atrapalha o andamento da escola.
Perfil da comunidade do entorno
Assim, frente ao diagnóstico apresentado a escola em seu PPP, uma proposta de trabalho que possibilite a realização dos objetivos, ações e metas de acordo com seus valores, visão de futuro e missão. Calçados em torno do Regulamento Escolar, pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e idéias sócio-interacionistas que possibilitem a formação de cidadãos consciente e capazes de evoluírem dentro de uma pratica pedagógica eficaz. Como nosso PPP foi criado no ano de 2008, e tendo troca de gestão escolar e novas leis educacionais sancionadas, necessitasse (re) construir o mesmo.
Missão
Promover um ensino de qualidade tendo como base a igualdade de oportunidades porá todos os atores sociais envolvidos no processo de formação de cidadãos críticos reflexivos e atuantes na sociedade.
Visão
Ser reconhecida no município de Ituberá por ter um ensino de qualidade tendo como base a igualdade de oportunidades para todos os atores sociais envolvidos no processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos e atuantes na sociedade.
Valores
A comunidade escolar tem como valores:
Respeito – Agir de modo que não fira, não prejudique, não ofenda os membros da comunidade escolar;
União – Relacionar-se com harmonia de modo cooperativo, trabalhado em equipe com forte senso de solidariedade;
Responsabilidade – Em desenvolver nesse estabelecimento de ensino uma aprendizagem sólida, capaz de contribuir com a formação social, moral e profissional dos educando;
Valorização – Incentivar as idéias e opiniões, reconhecendo as contribuições individuais e coletivas dos agentes envolvidos na comunidade escolar;
Criatividade – Criar, apoiar e realizar coisas novas, diante das mais diversas situações;
"Um dos caminhos mais promissores para transforma positivamente a escola é torna-la um conjunto de recursos materias e humanos plurifuncionais aberto a uma ultilização intensiva por parte de públicos e parceiros diversos, empenhados em desenvolver múltiplas atividades de aprendizagem"
Rui Canário
Quando participamos da vida de um lugar, participamos de redes de significado e relacionamento.
Luzia da Silveira Souza
Luzia gostei bastante do seu blog. Ele retrata muito bem a EMEF Maria Amélia. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns Luzia seu blog está ótimo.
ResponderExcluirSucesso!!!!!
Luzia, parabéns o blog da sua esta cada vez melhor.
ResponderExcluirParebéns Luzia,
ResponderExcluirSeu blog está muito bom, adorei!
Diva.
Luza que legal esse blog!
ResponderExcluirQue bom que essa escola superou a maoiria dos problemas e mostra com o indice do IDEB que quando se trabalha para alcançar objetivos dá certo. A escola está de parabéns.